Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

TÊNIS


História
 
A origem do tênis é muito antiga. Para alguns historiadores, o tênis é a versão de um esporte praticado por egípcios e persas, bem antes do nascimento de cristo. Mas o esporte que mais se assemelha ao tênis era o popular na França, durante o século XIII, e conhecido como jogo da palma (Jeu-de-paume). O nome tênis (“tenez” em francês) nasceu nessa época e significa “pegue”. No jogo da palma, usavam-se as mãos para bater na bola. Só depois, foi criada a raquete, como é atualmente.
Nessa época, os tenistas cobriam as mãos com luvas ou correias feitas de couro. Depois, eles começaram a usar uma espécie de pá. Em 1583, surgiram as primeiras raquetes, parecidas com as de hoje. Com o uso da raquete, os praticantes conseguiram alcançar as bolas mais distantes e existia, em Paris, uma associação que reunia mais de mil jogadores de tênis.
Grandes torneios:
Wimbledon
Depois de registrar o novo esporte, Major Wingfield começou a vender uma mala, com rede, livro de regras, bolas de borrachas e raquetes. Assim, o esporte foi ganhando mais adeptos. O problema era que os clubes ingleses adotavam algumas regras diferentes. Mas, em 1875, uma comissão formada na Inglaterra unificou as regras, obrigando todos os clubes a segui-la.
O primeiro grande torneio realizado depois da unificação aconteceu, em 1877, no All angland croquet and lawn tennis, Inglaterra tornando-se o mais antigo e tradicional do mundo. Nos quatros primeiros anos, o campeonato foi disputado em Oxford. Somente em 1922, o clube inglês se transferiu para o bairro de Wimbledon, que dá nome ao campeonato. Quadra de grama.
Maria Esther Bueno venceu oito vezes este torneio.
Aberto dos EUA (US OPEN)
 
O aberto dos Estados Unidos também é um dos mais tradicionais torneios do mundo. A primeira edição aconteceu em 1881, ano dafundação da associação de tênis dos Estados Unidos, em Nova York.
Maria Esther Bueno venceu quatro vezes este torneio.
Roland Garros
O aberto de tênis da França foi disputado, pela primeira vez, em 1891. Até 1924, o campeonato contou apenas com a presença de tenistas franceses. Mas, em 1925, o torneio foi aberto a jogadores de outros países, com isso o Brasil também entrou para a história de Roland Garros, com a vitória do tenista Gustavo Kuerten em 1997. Quadra de saibro
 
Aberto da Austrália
O primeiro Campeonato de Tênis da Austrália aconteceu na cidade de Melbourne, em 1880.

Grand Slan
 
“O termo Grand Slan significa “Grande Sequencia”, No Tênis, o Grand Slan é formado pelos quatros mais importantes torneios abertos: Wimbledon (Inglaterra), Roland Garros (França), US Open (EUA) e Aberto da Austrália “ fazer o Grand Slam” quer dizer ganhar os quatros torneios em um ano só.

Quadra de Jogo



Raquete







A raquete teve origem em uma luva. Na medida em que passava o tempo, o desenvolvimento da raquete foi sendo aperfeiçoado em beneficio de um melhor jogo.
Assim o Major Walter C. Windfield lançou, em 1872, um novo modelo que tinha o cabo mais longo e a cabeça menor, com o passar dos anos, apareceram raquetes de todos os tamanhos, com cordas separadas.
A superfície de contato da raquete com a bola é plana e consiste num encordoado de cordas cruzadas e entrelaçadas alternadamente.
Para jogos oficiais, o aro da raquete não pode exceder das 29 polegadas (73,66 centímetros) em todo o comprimento, incluindo o cabo. As raquetes têm as mesmas dimensões desde janeiro de 2000.

A Bola









 
A bola de tênis deve ser de uma cor vistosa, de que contraste com a quadra. Sua superfície exterior é aveludada e ao mesmo tempo uniforme. No caso de ter costuras não devem ser aparentes. Seu diâmetro é de 6,35 a 6,65 centímetros com um peso entre 57,70 e 58,48 gramas. A bola deve ter um quique maior do que 135 centímetros e menor que 147 centímetros quando largada de 254 centímetros sobre uma superfície dura.
 
Regras
 
Ace
 
Ponto ganho diretamente com saque, em que o adversário consiga rebater a bola.

Aproximação (Approach)
Golpe realizado sem muita força para que o jogador saia do fundo de quadra e chegue mais perto da rede.
Deixadinha (Drop-shot)
 
É a bola curta como no vôlei, usada para surpreender o adversário que está distante da rede.
Dupla falta
 
Ocorre quando o tenista saca fora da á de serviço por duas vezes seguidas. Isso dá o ponto ao adversário.
 
Falta de pé (Foot-fault)
Só existe no momento do saque. A foot-fault é apontada quando o jogador pisa na linha para efetuar o saque.
 
Game
 
É uma subdivisão de um set, que termina em 6 game.
 
Game point
 
Ponto que pode fechar o game a favor do tenista que está sacando.
 
Lob
 
Golpe alto Aplicado para encobrir o adversário que está próximo à rede.
 
Match point
 
É o ponto que pode definir o jogo.
 
Out
 
Indica uma bola que foi para fora (Out) da área de serviço.
Passada
 
É a bola que consegue passar ao lado do jogadorque vai à rede.
 
Primeiro serviço
 
É o primeiro saque do tenista. Se errar, tem direito a mais um.
 
Quadrado de saque
 
É a área da quadra localizada do outro lado da rede dentro do qual o sacador deve colocar a bola para que seu saque seja considerado bom.
 
Revés (backhand)
 
É o golpe executado com as costas da mão apontada para a rede

Saque
 
Golpe que inicia o jogo e todos os games
 
Set
 
É a unidade de contagem de uma partida. Para ganhar um set, o tenista tem que vencer pelo menos dois game a mais do que o adversário. Se o jogo for em melhor de 3 sets, por exemplo, encerrando 2 o tenista ganha a partida.
 
Slice
 
Efeito que “corta” a bola de cima para baixo. Com esse efeito, a bola tende a quicar mais rente ao solo, o que dificulta a devolução do adversário.
 
Smash
 
O smash equivale à cortada no Vôlei. Ele é usado para definir o ponto. Geralmente o golpe é executado perto da rede.
Spin
 
É uma rotação especial na bola provocada por uma batida em topspin ou slice.
 
Topspin
 
Efeito obtido com uma batida de baixo para cima na bola. Com isso, a bola ganha velocidade ao tocar o solo do adversário.
 
Vantagem
 
Significa que o jogador que está sacando pode fechar o game se fizer o ponto.
 
Voleio
Rebatida efetuada antes que a bola toque a quadra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário