Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Jogadas

Nesta seção, ensinamos as principais jogadas usadas no voleibol atual, visando dificultar a ação do bloqueio adversário, trazendo tranquilidade para um ataque mais eficiente. Os sinais abaixo mostrados variam de time para time, pois seria muito fácil decifrar a jogada de um levantador adversário. Mas pela nossa experiência, chegamos a sinais geralmente usados. Se vocês tiverem alguma dúvida ou conhecerem uma outra jogada não citada neste site, envie-nos um E-mail, pois colocaremos com todo prazer aqui, por que esta página é feita por nós Voleimaníacos.
Jogadas Simples
Sinal geralmente utilizado.
1) Bola Alta
Esta jogada geralmente chamada de bola de segurança, é usada para atacantes lentos, ou quando o passe não chega em condições ideais para o levantador. Bola facilmente marcada pelo bloqueio adversário, podendo receber um bloqueio triplo.
Sinal geralmente utilizado.
2) Meia Bola
Esta jogada é usada geralmente em jogadas de finta. É um levantamento um pouco mais baixo que a bola alta, dependendo da velocidade do atacante a metade da altura da mesma.
Sinal geralmente utilizado.
3) Tempo Frente
Esta jogada consiste em desmarcar o atacante de ponta/intermediária(saída de rede), deixando os mesmos com bloqueio simples.É efetuada com o atacante de meio de rede batendo uma bola rápida levantada acima da cabeça do levantador em direção para a entrada de rede(ponta).
Sinal geralmente utilizado.
4) Tempo Atrás
Esta jogada consiste em desmarcar o atacante de ponta/intermediária(saída de rede), deixando os mesmos com bloqueio simples. É efetuada com o atacante de meio de rede batendo uma bola rápida levantada acima da cabeça do levantador em direção para a saída de rede(intermediária).
Sinal geralmente utilizado.
5) Chute Ponta
Esta jogada consiste em desmarcar o atacante de ponta, deixando os mesmos com bloqueio simples. É uma bola rápida em direção ao ponta de rede, conseqüentemente atrasando o bloqueador de meio adversário.O atacante receberá esta bola com bloqueio simples ou com um duplo tendo o jogador de meio adversário completamente desequilibrado.
Sinal geralmente utilizado.
6) Chute Meio
Esta jogada consiste em desmarcar o atacante de ponta/intermediária(saída), deixando os mesmos com bloqueio simples. É uma bola rápida em direção ao meio de rede a uns dois passos a frente do levantador, conseqüentemente deslocando o bloqueador de meio adversário.O atacante receberá esta bola com bloqueio simples de um jogador de meio adversário desequilibrado.
Sinal utilizado geralmente
7) China
Esta jogada é efetuada com uma bola chutada a uns dois passos às costas do levantador para o atacante de meio, uma grande finta para um jogada de Chute Ponta.

Jogadas de Fintas
Sinal utilizado geralmente
1) Degrau
Esta jogada consiste em desmarcar o atacante de ponta, é efetuada com o atacante de meio de rede batendo uma bola rápida de tempo com o jogador de ponta batendo uma meia bola atrás do mesmo.
Sinal utilizado geralmente
2) Desmico
Esta jogada consiste em trombar o bloqueio adversário quando bem efetuada. É feita com o atacante de ponta batendo uma bola rápida de tempo com o jogador de meio de rede batendo uma meia bola atrás do mesmo. O inverso do Degrau.
Sinal utilizado geralmente
3) Desmico de Saída
É usada para a mesma finalidade do Desmico normal, mas é feita com o atacante de meio de rede batendo uma bola rápida de tempo com o jogador de saída de rede (intermediária) batendo uma meia bola atrás do mesmo.
Sinal utilizado geralmente
4) Between (entre em inglês)
É uma jogada para que o bloqueador de meio adversário atrapalhe o bloqueador de saída/levantador em seu ato de bloqueio. É efetuada com o atacante de meio de rede batendo uma bola de chute-meio e o de ponta batendo uma meia bola entre os dois. Sendo que o meio adversário irá acompanhar o nosso atacante de meio bloqueando a passagem do bloqueio que irá marcar a ponta.
Sinal utilizado geralmente
5) Jogada X
É uma jogada para que o bloqueador de ponta adversário atrapalhe o bloqueador de meio em seu ato de bloqueio. É efetuada com o atacante de saída de rede (intermediária) batendo uma bola rápida de tempo, com a atacante de meio batendo uma meia bola atrás do levantador (saída de rede).

Espero que possamos com essas jogadas mostrar como um jogo de voleibol não somente se vence pelos melhores jogadores e sim também por um esquema tático eficiente.
Fábio Leto <WebVoleiMaster>

Nenhum comentário:

Postar um comentário