Páginas

sábado, 6 de julho de 2013

Principais regras do Atletismo Paralímpico

Regras oficiais (Principais diferenças e adaptações em relação às regras do esporte regular)

Deficientes visuais:


Classe B1:
·         Corridas: os atletas precisam utilizar óculos escuros, vendas ou tamponamento em todas as provas. A corrida é realizada juntamente com um atleta-guia.
·         Saltos: A prova do salto em distância e salto triplo tem como principal diferença a utilização de uma área de impulsão que mede 1,22m x 1m, sendo que a distância do salto será aferida a partir do ponto de impulsão na área de impulsão, ou caso esta ocorra antes desta área, será feita a medida na tábua convencional. Nas provas de salto em distância e triplo, o atleta B1 pode utilizar-se de dois guias, sendo um responsável pelo seu posicionamento na pista de aceleração e outro para lhe dar a orientação de direção. Esta configuração do posicionamento dos guias na área de salto não é obrigatória. No entanto, os guias não podem se posicionar dentro da zona de aterrissagem, nem deixar marcas na areia entre o ponto de queda do atleta e a tábua de impulsão. O atleta poderá ter assistência auditiva ou tátil de seus guias, pois nesta prova o atleta poderá ter dois guias para sua orientação espacial.
·         Descrição da área do salto em distância classe B1 e B2

·         A área em branco é a área de impulsão que mede 1,22m de largura por 1m de comprimento.

·         
·         Na prova do salto em altura, é permitido que o atleta toque o sarrafo antes de saltar.
·         Lançamentos: o atleta pode receber orientações sonoras, táteis do guia. Nas provas de lançamento, o guia posiciona o atleta e sai da área de arremesso, esperando em um ponto em que esteja seguro, podendo ainda dar orientação sonora ao atleta em um local seguro. O guia retorna para conduzir o atleta após o levantamento da bandeira de sinalização do árbitro, no entanto deverá retirar o atleta pela área de trás da zona de lançamento. Caso isto não ocorra, será apontada infração.

Classe B2:
·         Corridas: os atletas precisam utilizar óculos opacos, vendas ou tamponamento em todas as provas. A corrida é realizada juntamente com um atleta-guia.
·         Saltos: a prova de salto em distância e salto triplo, assim com na classe B1, têm como principal diferença a utilização de uma área de impulsão que mede 1,22m x 1m, sendo que a distância do salto será aferida a partir do ponto de impulsão na área de impulsão, ou caso esta ocorra antes desta delimitação, será feita a medida na tábua convencional. O atleta poderá ter assistência auditiva ou tátil de seu guia. Atleta B2 só pode utilizar-se de um guia.
·         Nestas provas, o guia é responsável pelo posicionamento e orientação de sua direção para o salto. O guia pode estar ao lado da tábua de impulsão ou no final da caixa de salto, mas não dentro dela.
·         O atleta B2 pode dispor destes recursos mais a utilização de marcações com cores e bandeiras nas áreas de salto.
·         Salto em altura: é permitido que o atleta toque o sarrafo antes de saltar.
·         Lançamentos: O atleta pode receber orientações sonoras, táteis do guia. Nas provas de lançamento, o guia posiciona o atleta e sai da área de arremesso, esperando em um ponto em que esteja seguro, podendo ainda dar orientação sonora ao atleta em um local seguro. O guia retorna para conduzir o atleta após o levantamento da bandeira de sinalização do árbitro, no entanto deverá retirar o atleta pela área de trás da zona de lançamento. Caso isto não ocorra, será apontada infração.


Classe B3:
·         O atleta B3 compete sob as mesmas regras do desporto convencional em todas as situações. As regras são da IAAF.

Deficientes Físicos
Regras
Regras do Comitê Paralímpico Internacional – Atletismo
Seção I Oficiais – Coordenador de Partida e Confirmadores (IPC)
Regra 129 – Parágrafo 7 (Classes de T32 a T34; de T51 a T54) Acrescente: Estas tarefas devem incluir o poder de parar a corrida em caso de colisão dentro dos primeiros 200m, nas corridas de 800m ou mais. A corrida é reiniciada em seguida. Isto não diminui o poder do árbitro de tomar as medidas cabíveis em relação aos relatórios recebidos dos juízes.
Eventos de Pista (IPC)
Regra 161 – Parágrafo 1 (Classes de T35 a T38; de T42 a T46) Não é necessária a posição de agachamento dos atletas em nenhuma classe. Atletas com braço amputado podem utilizar almofadas para apoiar os cotos durante a largada. As almofadas devem estar totalmente atrás da linha de largada e não devem interferir em nenhum outro atleta. As almofadas devem ser de cor semelhante à da pista ou de cor neutra.
Seção IV Eventos de Campo (IPC)
Regra 180 – Parágrafo 5 (Classes de F32 a F34; de F51 a F58) Os atletas fazem três arremessos consecutivos. Além do tempo permitido, de acordo com esta regra, um tempo razoável será permitido para que o atleta coloque a estrutura no círculo antes do início da sua primeira tentativa. Esse tempo, normalmente, não excederá a 2 minutos para as classes de 32 a 34 e de 54 a 58 e 3 minutos para as classes de 51 a 53.
Nota: Embora a delimitação seja de responsabilidade dos oficiais e voluntários, o delegado técnico dará interpretações específicas em cada competição, assegurando que os atletas não se envolvam em táticas nas quais haja desperdício de tempo.
Nota: Não ocorrerá nenhuma inversão na ordem de lançamento nas tentativas finais.
Regra 180 – Parágrafo 7 (Classes de F 51 a F58) Em competições que não façam parte dos Jogos Paraolímpicos ou Campeonatos Mundiais ou Regionais, o delegado técnico poderá, com a cooperação dos organizadores da competição, decidir realizar seis lançamentos consecutivos.
Observação: Nos quadros (1.0) e (1.1), você encontrará o peso dos implementos para eventos de cadeirantes das classes:
De F51 a F58 para mulheres / homens.
Vale salientar que, para informações sobre o peso dos implementos das demais classes, você deve consultar as regras da modalidade que podem ser encontradas no site do Comitê Paralímpico Brasileiro. www.ipc.athelics.org

PESO DOS IMPLEMENTOS / ARREMESSOS E LANÇAMENTOS

Quadro (1.0)
Eventos para atletas cadeirantes / mulheres
CLASSEPESODISCODARDO
F511 kg
F522 kg1 kg600 g
F533 kg1 kg600 g
F543 kg1 kg600 g
F553 kg1 kg600 g
F563 kg1 kg600 g
F573 kg1 kg600 g
F584 kg1 kg600 g
Quadro (1.1)
Eventos para atletas cadeirantes / homens
CLASSEPESODISCODARDO
F511 kg
F522 kg1 kg600 g
F533 kg1 kg600 g
F544 kg1 kg600 g
F554 kg1 kg600 g
F564 kg1 kg600 g
F574 kg1 kg600 g
F585 kg1 kg600 g

Nenhum comentário:

Postar um comentário