Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Síntese reflexiva sobre o uso da Web 2.0


 
Os recursos da Web 2.0 podem ajudar de maneira a criar ambientes de aprendizagem informatizados, com a finalidade de aprofundamento na construção do conhecimento.
Algumas vantagens da adoção da tecnologia na educação são as possibilidades de interação, animação e ilustração para relacionar conteúdos e realizar pesquisas.
 

No caso específico da aplicação da Web 2.0 na Educação Física está a interação nas atividades práticas. A visualização de vídeos de esportes e competições é de grande importância no momento da aula teórica. A utilização de jogos on line, demonstração de técnicas e táticas, formas de jogos e etc... podem trazer um maior interesse ao aluno, além de estimulá-lo por meio de imagens,, vídeos e jogos interativos. Há ainda a opção de construção do conhecimento por meio das redes sociais e interação com os colegas e o professor, no qual acarreta uma rapidez maior na informação, como também o estimula a coletividade.

A sala de aula deve deixar de ser o lugar das carteiras enfileiradas para se tornar um local em que professor e alunos possam realizar um trabalho diversificado em relação a conhecimento e interesse. O papel do professor deixa de ser o de "entregador" de informação para ser o de facilitador do processo de aprendizagem. O aluno deixa de ser passivo, de ser o receptáculo das informações para ser ativo aprendiz, construtor do seu conhecimento. Portanto, a ênfase da educação deixa de ser a memorização da informação transmitida pelo professor e passa a ser a construção do conhecimento realizada pelo aluno de maneira significativa, sendo o professor o facilitador desse processo de construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário