Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Não confunda Juiz com Árbitro...


Segundo a Wikipédia:
  • Juiz = “Juiz (do latim iudex, "juiz", "aquele que julga", de ius, "direito", "lei", e dicere, "dizer") é um cidadão investido de autoridade pública com o poder para exercer a atividade jurisdicional, julgando os conflitos de interesse que são submetidas à sua apreciação”.
  • Árbitro = “indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ou esporte ao qual estão submetidos e intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre.”
No Brasil, o árbitro é chamado equivocadamente de juiz.


 Árbitro é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regraso regulamento e o espírito do jogo ou desporto ao qual estão submetidos e intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre. Geralmente os árbitros são designados/nomeados pelas organizações ou associações responsáveis pelas diferentes modalidades esportivas. O árbitro pode permanecer dentro do campo de jogo (ex: futebol e boxe) ou fora dele (basqueteVoleibol e futsal). No caso do esporte de lutas, os árbitros por vezes, repassam as regras antes do início do combate.

       Características básicas dos Árbitros:  

  • TRABALHAM EM EQUIPE
  • FAZEM CUMPRIR AS REGRAS E ZELAM PELA SEGURANÇA DO ATLETA.
  • POSSUEM  UNIFORMES PADRÕES EM CADA DESPORTO.
  • REALIZAM GESTOS QUE INDICAM AS REGRAS DO ESPORTE.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário