Páginas

domingo, 9 de junho de 2013

Treinando para uma maratona

maratona
© istockphoto.com /VMJone

Treinar para uma maratona requer meses de preparação e trabalho pesado.
Os tipos de treinamento variam muito e em várias direções. É fácil se deixar levar pelas diferentes escolas e técnicas de corrida, número de tênis para corrida no mercado, diversas dietas que prometem complementar seu regime e outros corredores que se oferecem para dar conselhos sobre o esporte.

Falando de forma bastante simples, treinar para uma maratona é preparar o seu corpo para correr 42 km. Além do trabalho físico que seu regime de treinamento prescreve, essa preparação geralmente engloba:

uma longa corrida semanal: não há ciência aqui, trata-se simplesmente de uma longa corrida. Você deve correr até completar a distância total que fará na maratona.

- cross-training: você pode fazer cross-training nos seus dias de descanso. Apesar de estar descansando da corrida, o cross-training mantém seusmúsculos em forma já que eles são usados de diferentes formas. Muitos corredores nadam, caminham ou pedalam durante um cross-training.

- treino de velocidade: também chamado de treinamento de intervalos, o treino de velocidade quebra a monotonia de suas corridas, trabalha os músculos e melhora a sua forma física. Você pode dar pequenos tiros de velocidade em locais previamente estabelecidos no meio de sua corrida ou ainda acelerar e desacelerar em intervalos variados [fonte: BBC].

As muitas fontes disponíveis para treinamento podem ajudar, mas também podem confundir. Na sua busca pelo treinamento ideal, ajuda muito levar em consideração os seus objetivos com a corrida.  Você pretende correr todo o percurso ou caminhará em algumas partes?  Pretende terminar em três horas, na primeira divisão, ou realmente quer o primeiro lugar? Ou você simplesmente só quer terminar a corrida? O tempo não é o único fator a se considerar. Se você corre por lazer, deve procurar outros grupos de corredores que têm o mesmo objetivo que o seu na cidade. Mesmo que você seja um corredor solitário, o apoio de outros corredores pode te ajudar a sair da cama naqueles dias em que você está com preguiça.

Você pode medir o seu progresso usando uma espécie de diário de treinamento. Essa ferramenta importantíssima de treinamento serve para você escrever a quilometragem que corre diariamente, percursos, peso corporal ou outras mudanças na sua fisiologia e informações sobre o tempo, nível de estresse, ou qualquer outra coisa em sua agenda que possa ter interferido no seu treinamento.

Embora as solas gastas de seus tênis e suas pernas bem definidas atestem o quanto você tem corrido, há outras mudanças internas que também falam sobre o trabalho duro ao qual vem se submetendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário